Páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Recorde na entrega de alvará para empresa

Muitas vezes a burocracia no processo de abertura, regularização e obtenção de alvarás transforma-se num verdadeiro empecilho para que empreendedores abram uma empresa no Brasil. Em Campo Bom a Administração Municipal tem primado por facilitar esse processo e promove agilidade para as empresas, reduzindo o tempo para a abertura destes empreendimentos. Nesse aspecto, um recorde foi quebrado no último mês, quando uma empresa, através da Rede Nacional para Simplificação de Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples), obteve seu Alvará de Licença e Localização de maneira ágil e simples em apenas um dia.
O atendimento foi realizado pelo Espaço do Empreendedor, no protocolo da Prefeitura, onde o envio de documentos é centralizado, evitando que o empreendedor ou contador tenha que percorrer diferentes órgãos. Enquadram-se na Redesimples as micro e pequenas empresas cuja atividade é de baixo risco tanto em relação ao Meio Ambiente quanto ao Corpo de Bombeiros. O prazo para a entrega de alvará é de cinco dias, mas com a apresentação de toda documentação a média tem sido de dois dias para obtenção do alvará.
Angélica Rodrigues de Moraes, sócia da empresa que trabalha na área de distribuição de produtos médicos e hospitalares, aprovou a agilidade na emissão do Alvará, que ficou pronto no mesmo dia do encaminhamento. “Me surpreendi positivamente com essa agilidade. É importante desburocratizar esses processos e tivemos um suporte muito atencioso de atendimento por parte do Espaço Empreendedor”, destacou a empresária.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e turismo, Mateus Menezes, a empresa de Angélica é um dos vários empreendimentos que se beneficiaram do enquadramento na Redesimples, obtendo seu Alvará de Licença e Localização de maneira ágil e simples. “Atualmente, todos as viabilidades para abertura ou alteração de empresas na Junta Comercial do Estado são analisadas online pela Prefeitura, não correndo o risco fazerem um registro no CNPJ sem o zoneamento ser permitido. Enquadrando-se na Redesimples e apresentando a documentação completa, o processo de emissão do Alvará é muito mais ágil”, define o secretário.
Como funcionou o processo
A empresária encaminhou a viabilidade no site da Junta Comercial e já obteve, no dia seguinte, a resposta de zoneamento e de enquadramento da Prefeitura. Depois disso, apresentou a documentação completa para o Alvará de Licença diretamente no Espaço do Empreendedor. Feito isso, o escritório retornou à prefeitura apenas para efetuar o pagamento das taxas e para retirar o alvará de licença.
Comitê Gestor da Redesimples
Com o objetivo de discutir e redefinir o fluxo dos processos que envolvem o licenciamento das empresas no município, foi criado o Comitê Gestor da Redesimples, formado por funcionários da Prefeitura Municipal de diferentes setores como Sedetur, Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Planejamento e Fiscalização. No que tange à documentação e trâmites dos processos, a meta principal é buscar a otimização e agilidade nos processos de abertura de empresa no município, sempre levando em consideração a legislação pertinente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário