Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prefeitura conta com grupos de controle da obesidade

Fotos: Fernanda Hescher
A Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE (2015) apontou que 56,9% da população brasileira adulta apresenta algum grau de excesso de peso, sendo que na região sul a prevalência é maior em comparação ao nível nacional. Para melhorar a qualidade de vida da sua população e combater o aumento de peso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom promove o Superação, um projeto de intervenção para o controle da obesidade que tem auxiliado campo-bonenses a terem uma vida mais saudável.
Criado este ano pela equipe de nutrição da SMS, o projeto tem como foco o controle da obesidade e suas complicações. Como sua principal iniciativa, a ação conta com grupos de reeducação alimentar formado por usuários encaminhados pelas unidades de saúde que, através de encontros mensais, contemplam orientações diversas sobre alimentação saudável, oficinas de culinária saudável e estimulo á pratica de atividades físicas. Atualmente, O Superação conta com 2 grupos (Nas UBSs Paulista e Santa Lúcia) com cerca de 30 usuários que recebem orientações sobre sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão. Os grupos intercalam trabalhos em grupo e consultas individuais.
O objetivo é reduzir o percentual de pessoas acima do peso no município, a partir de criação de grupos de reeducação alimentar. Pessoas como o aposentado João Neri de Melo Bitencourt, de 63 anos, que participou na tarde desta terça-feira, 17, do encontro na Sede da Associação de Moradores Santa Lúcia com cerca de 20 usuários da unidade de saúde do bairro. “É muito importante ter este tipo de encontro porque eles orientam a gente para ter uma alimentação melhor. Eu fiquei sabendo, por exemplo, que podia substituir o leite integral pelo leite desnatado, que é uma alternativa com menos gordura”, explica o aposentado.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, a participação do grupo visa ajudar aos usuários a mudarem seus hábitos, com redução do sobrepeso, prática de exercícios físicos, entre outras alterações no estilo de vida que podem trazer inúmeros benefícios a saúde física e mental. "A prevenção é um cuidado que muitas pessoas não têm. Queremos cada vez mais promover a saúde para não precisarmos tratar de doenças", comenta. Os médicos e enfermeiros das unidades de saúde fazem o encaminhamento dos pacientes em situação de sobrepeso e obesidade, associados ou não a outras doenças crônicas não transmissíveis para o atendimento nutricional. “Os encontros, que são mensais, são coordenados pelas nutricionistas da SMS e nossa intenção é ampliar o projeto no futuro, incluindo a participação de outros profissionais, como psicólogo e educador físico”, define a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário