Páginas

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Como investir em startups e transformar o Vale do Sinos foi debatido no Prato Principal da ACI

"Há cinco anos era muito difícil falar sobre este tema, que ainda era desconhecido. Hoje é uma realidade e o mundo está em transformação com elas". A afirmação do palestrante Sandro Cortezia, fundador e CEO da Ventiur, deu início ao Prato Principal de setembro, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (28).
Com o tema “Como investir em startups e transformar o Vale do Sinos”, Cortezia apresentou a revolução das startups e organizações exponenciais, ressaltando que mais do que ser inovador, o empresariado hoje precisa desta alternativa, buscando se manter no mundo dos negócios. Num comparativo ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, na região da baía de São Francisco, onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia, o palestrante pontuou que algumas ações realizadas por lá podem ser tomadas como exemplo no Vale do Sinos. "O que gerava dinheiro de forma tradicional hoje já não é mais assim. Nos encontramos no joelho de uma curva ascendente e a convergência de tecnologias fará com que a sociedade se torne mais dinâmica, de forma exponencial", observou.
Sandro Cortezia explicou que estudos demonstram que as empresas não terão mais a duração de vida que ainda hoje vemos. "Elas vão durar menos e se transformar para permanecer no mercado. E as que não se transformarem, se atualizando, possivelmente não sobreviverão", comentou. Para ele, se adaptar ao novo mundo é um desafio. "A própria liderança precisa de atualizações muito rápidas, não deixando de lado a experiência como gestor. Realmente, é um desafio. E a capacidade, habilidade e perspectivas dos jovens vem para auxiliar neste contexto. Cada empresa tem que analisar como aproveitar sua força de trabalho e oxigenar. através de investimentos em parcerias com as startups", destacou ele.
Como uma das aceleradoras credenciadas em 2014, e recredenciada em 2017, pelo Ministério do Desenvolvimento, a Ventiur vem realizando, há cinco anos, a missão de aproximar as médias e grandes empresas com as startups do Brasil. Sandro Cortezia é graduado em informática, com mestrado em Administração, e atua há mais de 15 anos com temas relacionados à inovação, internacionalização e novos negócios. Foi vice-presidente da Assespro-RS, diretor da ABRAII, atualmente vinculada à ANPROTEC, e conselheiro de Inovação da FIERGS. É professor de empreendedorismo e coordenador do Pós-MBA em Gestão da Inovação na Unisinos.
O patrocínio do Prato Principal foi de Algar e Sicredi Pioneira RS, com apoio de Unisinos.
De Zotti – Assessoria de Imprensa
Foto: Fábio Winter & Lu Freitas Fotografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário