Páginas

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Proposta de Campo Bom é aprovada em Conferência Nacional da Saúde da Mulher

Uma boa notícia foi divulgada pela Prefeitura de Campo Bom na tarde da terça-feira, 30, durante um evento de valorização e proteção da mulher e do idoso realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedesh) na Câmara de Vereadores. Uma proposta elencada na Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que aconteceu em maio na cidade, foi aprovada durante a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres realizada nos dias 17 e 18 de agosto em Brasília.
Segundo a assistente social da Sedsh, Cleusa Piccinin, que participou do evento nacional como uma das delegadas estaduais, a proposta da cidade que foi aprovada na Conferência Nacional é a que versa sobre criar espaços de acolhimento para mulheres e suas famílias em situação de violência física e psicológica. “Seria como uma casa de passagem, de curta ou média permanência, onde as mulheres e seus filhos teriam todo tipo de assistência. A partir de agora, essa proposta fará parte de uma política social, de saúde e de assistência e os municípios deverão poder captar recursos para criar e manter estes espaços”, define.
Segundo o titular da Sedsh, Eduardo Assmann, a Administração Municipal tem demonstrado o cuidado que dispensa à saúde da mulher, com ações voltadas a prevenção em campanhas. “A garantia da saúde pública para elas é uma conquista diária, que deve ser reforçada a cada dia e em cada ação. É de forma conjunta que vamos criar projetos para melhorar os serviços de saúde oferecidos as mulheres”, afirma o secretário.
Palestras
Abrindo o evento, a psicóloga e advogada Nara Vianna ministrou a palestra com o tema Valorizando a Mulher e o seu Papel na Família. Entre os assuntos levantados, Nara explicou que a naturalização de papéis estrutura a sociedade, mas, ao mesmo tempo, causa desde cedo a desigualdade entre os sexos, deixando as mulheres em desvantagem.
Logo depois, aconteceu a palestra Ouvindo a Voz da Experiência: O Cuidado com a Saúde do Idoso, com a psicóloga Fernanda Lottermann, que falou sobre a valorização da terceira idade.
A primeira dama, Kátia Orsi, destacou que a mulher e o idoso precisam estar fortalecidos e ter garantido seus direitos “Só assim teremos uma sociedade mais digna onde as pessoas se amarão e se respeitarão mais. Momentos como esse, de hoje, promovem uma reflexão e nos fazem evoluir. Acredito que nossas discussões se transformarão em ações concretas em prol dessa valorização”, definiu.
O evento contou ainda com apresentações culturais com o grupo 50 Tons de Preta e o Coral do CRAS, com o professor Paulo Gambim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário