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segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Professores recebem qualificação sobre alfabetização

Na semana passada foram oportunizadas para professores do ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino de Campo Bom capacitações. A ação promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec) promoveu a retomada e o fortalecimento do conhecimento em relação à aquisição da leitura e da escrita. A qualificação, que aconteceu nas tarde de segunda a quarta-feira, no auditório da Smec, foi efetuada pela professora Carmen Ferreira, da Universidade Federal de Pelotas, que promoveu uma reflexão sobre a prática diária do educador para cerca de 50 pessoas, entre professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3 º ano.
O foco das capacitações foram os quatro eixos essenciais que percorrem o processo de alfabetização, a oralidade, a leitura, a escrita e a análise linguística, a partir de um trabalho contextualizado, dinâmico e significativo. Segundo a titular da Smec, Simone Schneider, o objetivo é dar condições para as crianças se tornarem leitoras e produzirem textos, fazendo valer a função social da escrita.
“É evidente a importância de se definir o objeto de ensino, tornando as práticas de leitura e escrita uma referência no trabalho pedagógico. O trabalho interdisciplinar é fundamental na proposta pedagógica do professor, priorizando todas as áreas do conhecimento, através de uma ação didática significativa, voltada à pesquisa, às relações humanas e ao conhecimento prévio/científico”, define Simone.
A secretária ressalta ainda que o desafio do professor alfabetizador é promover um trabalho contemplando as diferentes áreas do conhecimento, tendo como foco o letramento e favorecendo o sistema de escrita alfabética com propostas pedagógicas que sejam coerentes com as especificidades dessa faixa etária, que contempla o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.
“Cabe ressaltar que o artístico e o lúdico, na faixa etária dos seis aos oito anos, é de fundamental importância no desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras. Para tanto, organizar o planejamento do dia a dia da sala de aula consiste em um procedimento de ensino, contemplando as habilidades do pensamento e conteúdos específicos, focando numa metodologia que promova uma aprendizagem significativa, tornando mais eficiente o processo de alfabetização dos nossos alunos. Enfim, desenvolver um trabalho pedagógico, considerando a interdisciplinariedade, deve ser o foco do professor, sendo ele um mediador do processo de ensino e de aprendizagem”, afirma.

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