Páginas

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Marina Tecnologia deposita patente de Pneu Verde nos EUA

Empresa de base tecnológica brasileira está sediada no Feevale Techpark

Utilizando nanotecnologia, a Marina Tecnologia, empresa de base tecnológica instalada na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark, obteve um material capaz de reduzir os custos de fabricação de pneus e ainda diminuir os impactos ambientais oriundos de sua fabricação, contribuindo para a produção do chamado pneu verde. Como resultado, a empresa depositou recentemente nos Estados Unidos a patente 62/541244, dando um passo fundamental para a exploração global dessa nova tecnologia.
Cleber Prodanov é Pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale e prevê o sucesso da empresa. “Trata-se de uma startup que tem grande relevância tecnológica e deve valorizar muito, levando-se em conta sua base inovadora. Aliado ao fato de ser um empreendimento local que está instalado no Feevale Techpark, esse exemplo é motivo de muito orgulho. São modelos de sucesso como esse que buscamos incentivar no Parque Tecnológico da Universidade Feevale”, ressaltou.
“Esse é um excelente exemplo de uma empresa pequena cuja capacidade de inovação tem potencial para impactar positivamente o mundo. É, também, a confirmação de que ambientes de inovação como o nosso aproximam empreendedores com interesses em comum potencializando negócios”, salienta a gestora-executiva do Feevale Techpark, Daniela Eckert.
Solução sustentável
Anualmente, mais de 1 bilhão de pneus são produzidos no mundo. Somente no Brasil, segundo a Associação Nacional das Indústrias de Pneus - ANIP, foram produzidos 70,7 milhões de unidades  no Brasil em 2016. Essa produção demanda grande quantidade de energia e é responsável pelo consumo de milhões de toneladas de matéria-prima ao ano. Esse mercado faz uso fontes de recursos naturais não renováveis e, além disso, o descarte de pneus representa um grande passivo ambiental global. O desenvolvimento de novas tecnologias que possam substituir matérias-primas por fontes renováveis é o caminho para redução de CO2 no ciclo de produção e para a produção de um pneu ecologicamente correto. “A possibilidade de incluirmos componentes renováveis e reduzirmos sensivelmente a quantidade de energia utilizada na produção de pneus trará grandes benefícios para o setor”, afirma a Química Diana Finkler, diretora da Marina Tecnologia.
A empresa
A Marina Tecnologia destaca-se como startup especialista em ciência dos materiais, atua em mercados de grande impacto econômico, como o de borrachas, indústrias químicas, petróleo e gás. Está instalada no Feevale Techpark desde 2016 e vem realizando o desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis a partir de resíduos agrícolas e outros materiais, aplicando a Nanotecnologia e desenvolvendo novos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário