Páginas

sábado, 26 de agosto de 2017

Lançado aplicativo Conecta Campo Bom

A comunidade campo-bonense conta agora com uma nova ferramenta democrática para conectividade, transparência e gestão participativa ao cidadão. Foi lançado na tarde desta sexta-feira, 25, com transmissão ao vivo pelo Facebook, o Conecta Campo Bom, um aplicativo que facilita a comunicação e encaminhamento de demandas, acesso a notícias, serviços e informações públicas pelo cidadão.
Durante o lançamento, o prefeito Luciano Orsi destacou que toda a Administração está comprometida em dar resolução no menor tempo possível, para que a comunidade sinta confiança e credibilidade na ferramenta. “O foco de nossas ações é oferecer o melhor serviço ao cidadão. Essa transparência promove o empoderamento da população e fará com que tenhamos um governo mais eficiente e próximo da comunidade campo-bonense”, destacou Orsi.
O vice-prefeito, Beto Santos, lembrou que a ideia de desenvolver um aplicativo interativo já havia surgido desde antes de assumirem a gestão. “Queríamos oferecer ainda mais acesso a comunidade e o celular é uma ferramenta ideal para isso, pois quase todo cidadão possui um”, afirma Santos.
O chefe de gabinete, Tiago de Vargas, explica que o Conecta Campo Bom é uma espécie de ouvidoria avançada, integrado com todas as Secretarias do governo. “A ferramenta tem o objetivo de aproximar a população do Poder Público e dar oportunidade para que os cidadãos também façam a fiscalização do município de uma maneira simples, fácil, sem filas, desburocratizada, moderna e eficiente”, ressalta.
Aplicativo já disponível
Durante o lançamento, a equipe de desenvolvedores apresentou as funcionalidades do aplicativo que está disponível a partir do Android 5.0 e que pode ser baixado gratuitamente no Google Play (https://goo.gl/dwYaub). Daqui a cerca de dois meses, o aplicativo também deve oferecer suporte para o sistema IOS.
Segundo um dos desenvolvedores, o coordenador do Departamento de Comunicação, Junior Reis, a forma de usar o Conecta é relativamente simples. “O cidadão deverá primeiramente baixar o aplicativo em seu celular. Cumpridos estes trâmites iniciais, será permitido inserir as reclamações ou solicitações ao município. Por exemplo: andando na rua, a pessoa encontra um buraco. Ela poderá fotografar e marcar a localização do mesmo, seja pelo GPS, ou confirmar a rua e o número onde se encontra o problema e enviar a solicitação. Logo após, o morador receberá um número de protocolo, com o qual poderá acompanhar de perto o caso”, define Reis.
Do outro lado, na Prefeitura, um ouvidor irá receber todas as demandas e dar uma primeira resposta, confirmando e aprovando o recebimento da reivindicação. Após, esse funcionário irá direcionar à Secretaria responsável pelo caso específico. Cada Secretaria terá um encarregado para dar a resolução do caso no menor prazo possível. Os casos registrados pelo aplicativo terão um prazo para serem solucionados, que serão informados ao cidadão.
Igor Vettorello, programador do aplicativo, explicou que celulares que enviarem material impróprio ou conteúdo inverídico serão bloqueados. “Demandas poderão ser negadas caso não haja a devida veracidade das informações ou seja encaminhado material impróprio”, adverte.
Saiba mais sobre o Conecta Campo Bom
O aplicativo está disponível gratuitamente para download no sistema Android. Ele é composto de menu de Notícias, Empregos, Cidade, Prefeitura, Sua Voz e Deu Certo.
No menu NOTÍCIAS, o usuário recebe diariamente matérias informativas divulgando as ações desenvolvidas pela gestão, proporcionando assim, maior transparência e acesso do cidadão ao trabalho realizado pela Prefeitura.
Em EMPREGOS, o cidadão tem acesso direto as ofertas de trabalho disponíveis no município, cadastradas no Sine e atualizadas.
No menu CIDADE, estão disponíveis os símbolos municipais, texto contendo a história do município, números importantes, downloads de materiais gráficos, hino oficial e jingle, além de outras informações e serviços que poderão ser acrescidos a este espaço através de updates constantes.
Em PREFEITURA, o usuário tem acesso às informações de contato do Prefeito, Vice, Chefe de Gabinete e Secretários, assim, facilitando e estreitando a comunicação entre o cidadão e o governo municipal.
No menu SUA VOZ, a comunidade interage diretamente com a prefeitura através do envio de demandas, tudo isso de modo rápido e fácil. Seja o conserto de um buraco, a troca de uma lâmpada ou a queda de uma árvore, não importa, em apenas um click, o Conecta Campo Bom permite que o cidadão participe de forma colaborativa na resolução dos problemas do município.
As fotos podem ser feitas através do próprio aplicativo ou buscadas diretamente na galeria do Smartphone. Depois que a imagem é escolhida, basta registrar uma descrição curta acerca do problema apontado e marcar a localização do mesmo, seja pelo GPS ou, se o cidadão estiver distante do local, preenchendo corretamente o endereço da solicitação.
Uma vez que o aplicativo está totalmente ligado ao sistema de TI da administração municipal, o último passo cabe à equipe interna da prefeitura que fará a gestão das solicitações recebidas pelo Conecta Campo Bom. Depois de recebido e aprovado, o pedido é devidamente protocolado e encaminhado diretamente ao setor responsável.
Mensagens impróprias que contenham fotos ou textos ofensivos serão vetadas, de modo a acelerar e otimizar a resolução daquelas solicitações que realmente correspondam com a finalidade da ferramenta.

Em DEU CERTO, o aplicativo disponibiliza um mural de demandas solicitadas e já resolvidas, através de fotos que atestem o “antes e depois” do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário