Páginas

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Eletrônicos e livros lideram procura para o Dia dos Pais

Projeção da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS é de aumento de 4% nas vendas comparando com a data no ano passado

Apesar do cenário econômico não ser amplamente favorável, ainda, a perspectiva do varejo gaúcho é de aumento nas vendas para o Dia dos Pais. Os segmentos que, tradicionalmente, passam por um aquecimento nesse período são o de livrarias com alta prevista de 9,5% (na comparação com julho) e material de informática e comunicação, com aumento de 5,5%. No setor de eletrônicos, a estimativa é de alta de 5% comparando com o mês anterior.
- Esta é uma perspectiva deliberadamente conservadora, dado que a expansão média mensal do varejo gaúcho ampliado (inclui veículos e material de construção) no primeiro semestre deste ano ficou em 7,3%. O problema é que alguns aspectos importantes para o consumo estão acontecendo em agosto como o fim da injeção adicional de recursos de contas inativas do FGTS e o impacto da alta de impostos nos combustíveis – afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Outro setor que deve ser beneficiado é o de vestuário, motivado pela antecipação de liquidações de inverno. Nesse sentido, o varejo sofre variações podendo ter vendas elevadas com as baixas de temperaturas.
Segundo o departamento de pesquisa da FCDL-RS, o ticket médio das vendas deve ficar na faixa dos R$ 140,00, o que representa uma alta da ordem de 7% em comparação com o registrado no ano passado.

Um fator a ser observado é que não será difícil, para o varejo do RS, superar as vendas de agosto do ano passado, em função da fraca base comparativa, já que naquele mês o consumo gaúcho recuou a patamares próximos ao do ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário