Páginas

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Centro de Apoio à Diversidade Escolar comemora cinco anos de atividade

O Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar (Cemade) Albano Ivo Schuck celebrou na noite de terça-feira, 22, cinco anos ajudando no desenvolvimento de crianças com dificuldades de aprendizagem ou que possuem algum tipo de deficiência. Fundado em 2012, o Cemade é dedicado exclusivamente ao atendimento especializado de alunos campo-bonenses nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional e serviço social.  Nesses cinco anos já passaram pelo serviço mais de mil crianças.
A festa contou com apresentações musicais e de dança de alunos atendidos pelo Cemade e homenagem aos funcionários. Durante o evento, o prefeito Luciano Orsi, acompanhado do chefe de Gabinete, Tiago Vargas, destacou que a Administração Municipal tem tido um cuidado especial com o Cemade e que este ano implantou uma sala de Audiometria no espaço, com um investimento no valor de R$ 182.000,00. “O grande legado que o Cemade nos deixa é desse belo trabalho que faz a diferença na vida das pessoas. A gente percebe a contribuição de cada funcionário para o aprendizado destas crianças”, definiu Orsi.
A secretária de Educação, Simone Scheneider, destacou o belo trabalho realizado nos últimos cinco anos. “Cada aluno que vem até vocês é um aluno que se desenvolve e aprende, no seu ritmo, do seu modo. Faremos o possível para manter o que já vem sendo feito e aperfeiçoar ainda mais esse atendimento, além de implantar novos polos do Cemade em outros pontos da cidade", destacou a secretária.
Julceia Lamberty, coordenadora do Cemade, agradeceu o apoio das Secretarias de Educação e de Saúde pelo apoio. “Nosso trabalho é feito de forma interdisciplinar e por isso podemos auxiliar as famílias, os alunos e as escolas onde esses jovens estudam.  Novos desafios estão por vir, com a abertura de novos polos mas, mais do que desafios, teremos oportunidades de fazer ainda mais por nossos jovens”, definiu.
Como funciona
O Cemade atende atualmente 148 jovens e adolescentes. O espaço é gerido pelas secretarias municipais de Educação e Cultura e de Saúde.Os jovens chegam ao Cemade por encaminhamento das instituições em que estudam, unidades de saúde e passam por um acolhimento, onde os profissionais conhecem melhor os alunos e suas famílias para orientar e indicar o tratamento adequado. Os familiares também recebem acompanhamento dos profissionais, participando do grupo de familiares, onde fortalecem o vínculo com o serviço e recebem suporte quanto aos cuidados com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário