Páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Campo Bom promove Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Acontece em Campo Bom no sábado, dia 19, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento ocorre das 8 às 13 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, Rua Lima e Silva, nº68.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, o objetivo da conferência é estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde. “Além disso, o evento vai debater o acesso e integração das práticas e processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador e dos laboratórios”, define a secretária.
Com o tema "Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade" a conferência é aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.
Os participantes discutirão os quatro eixos temáticos da conferência: o lugar da Vigilância em Saúde no SUS; responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde; saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologia na Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.
Palestras
O evento contará com três painéis coordenados por palestrantes. O primeiro será de Nívia Chamis, que é médica sanitarista e pediatra, com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em educação. Atualmente é docente na Escola de Saúde Pública e trabalha na atenção básica de saúde em Unidade no município de Novo Hamburgo e em Campo Bom.
Com a palestra Prevenção e Combate ao Aedes aegypti: situação e perspectiva em Novo Hamburgo, a segunda palestra será de Paulo Henrique Schneider, que é biólogo com mestrado em Qualidade Ambiental e possui conhecimento na área da ecologia, vigilância entomológica e controle de vetores da Dengue, Zica e Chikungunya. É coordenador do Convênio de Prevenção e Combate à Dengue no município de Novo Hamburgo, cargo que exerce há 6 anos.
Por fim, Ranieri Reichel Martini, Coordenador de Vigilância Ambiental de Campo Bom palestrará sobre a situação da dengue no município. Martini é Bacharel em Biomedicina pela Universidade Feevale, atuou como agente de Endemias pelo Programa de Combate à Dengue em Novo Hamburgo de 2008 a 2010 e em Campo Bom de 2010 a 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário