Páginas

sábado, 29 de julho de 2017

Lar de idosos ganha celebração do Dia dos Avós

Foto: Julia Allgayer
Uma atividade diferente alegrou a tarde dos vovozinhos do Lar Santa Rita de Campo Bom nesta sexta-feira, 28. Eles receberam a Hora do Conto especial em celebração ao Dia dos Avós, que foi comemorado essa semana, na quarta-feira, dia 26 de julho. É que para celebrar esta data especial a Biblioteca Professor Antônio Nicolau Orth do Centro de Educação Integrada (CEI) promoveu visitas especiais em lares de idosos da cidade com contações de histórias infantis, muita música e alegria para os vovozinhos. 
E essa é uma iniciativa que faz toda a diferença na vida dos avós, como da dona Inês Tomazi, de 71 anos. “Foi muito bom, pois eles trazem muita alegria para a gente. Nós cantamos, dançamos, ouvimos e contamos histórias e nos divertimos muito”, comemora Inês.
Essa é uma atividade que faz bem para a alma e para a mente dos idosos, como explica a cuidadora do Lar Santa Rita, Catiussa Nitsche. “Essas histórias infantis fazem com que eles se lembrarem de coisas do passado deles, de histórias da infância, de seus filhos e netos e eles acabam dividindo elas com todos. Eles esperam ansiosamente por este momento: os vovôs se arrumam, as vovós fazem maquiagem e todos interagem muito. Mesmo depois do evento terminar eles continuam contando suas histórias e isso ajuda a exercitar muito a memória deles”, conta Catiussa.
Segundo a coordenadora do Complexo Cultural CEI, Aline de Moraes Soares, uma vez por mês a Hora do Conto passa pelos três lares de idosos da cidade. “Começamos a hora do conto em março e, além de fazermos para os estudantes, também começamos a passar pelos lares de idosos e a receptividade é muito boa. Os vovós sempre esperam ansiosos e são muito interativos”, explica Aline. As histórias são narradas pela contista Janir Nardi com acompanhamento musical ao violão de Celso Bencke.

Um comentário:

  1. Iniciativa louvável,sociLizando os idosos aos visitantes, que com certeza tem um ganho maior pelo gesto humanitário do grupo.

    ResponderExcluir