Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Feevale e Arezzo&Co unem forças em projeto especial de calçado

Crianças da EMEF Eugênio Nelson Ritzel, em Novo Hamburgo, receberam primeiras 100 unidades do calçado que cresce

O projeto Calçado que Cresce, iniciativa da Universidade Feevale e da Arezzo&Co, teve sua primeira etapa concluída na manhã desta quinta-feira, dia 13 de julho. As 100 unidades do Calçado que Cresce, produzidas por acadêmicos da Universidade e por colaboradores da empresa calçadista foram entregues a alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel. A atividade integra as disciplinas Projeto de Fábrica e Gestão da Produção Aplicada, dos cursos de Engenharia de Produção e Gestão da Produção Aplicada e teve a proposta de desenvolver um calçado sustentável que se adapta a três numerações diferentes, a fim de acompanhar o crescimento de quem for utilizá-lo.
O projeto é resultado da criatividade e da busca por inovação, típicas do ambiente acadêmico. No início do primeiro semestre de 2017, os estudantes receberam um grande desafio: criar um produto, estruturar a planta fabril, os processos produtivos e concretizar o estudo por meio da produção de pares desse calçado. Orientados pelos professores Felipe Menezes e Ariel Peixoto Possebon, os acadêmicos trabalharam sob os princípios das metodologias ativas, em que o aluno é o agente da sua própria aprendizagem. Assim, eles aprenderam sobre o produto escolhido, o processo de fabricação, os custos, a matéria-prima e mão de obra utilizada, o layout da fábrica, o tempo de fabricação, entre todos os aspectos da produção de um artigo viável comercialmente. As aulas aconteceram de forma multidisciplinar, agregando as duas disciplinas e a de Engenharia Econômica de Avaliações, integrante dos currículos dos cursos da área de Engenharia e ministrada pelo professor Fábio Piran.
“Sabemos que muitas crianças desta escola só têm um par de sapatos para usar e, no período de inverno e chuvas rigorosas, alguns chegam a faltar aula por não ter como aquecer os pés. Acreditamos que compartilhar o resultado desse desafio cumprido por nossos alunos é uma ótima maneira de reforçar os valores da universidade”, explicou o professor Menezes, que acompanhou a entrega dos calçados. “Ganhar um abraço dessas crianças e ver a felicidade nos olhos delas por ganhar os calçados que produzimos é muito gratificante e só faz reforçar nossa vontade de continuar esse projeto nos próximos semestres”, comemorou.
Para a operacionalização da iniciativa, a Arezzo&Co disponibilizou as instalações de sua sede, em Campo Bom, que acabou se tornando o local de estudos do grupo. O modelo escolhido também surpreende, pois é um calçado construído de tal forma que se adapta a três numerações diferentes. “A construção desse modelo possibilita que uma criança que calce numeração 32, 33 ou 34 possa usá-lo com conforto. Isso acontece devido ao sistema de tiras ajustáveis no cabedal do produto. O protótipo sinaliza um caminho promissor”, comentou Cisso Klaus, diretor Industrial e de Sustentabilidade da Arezzo&Co. O modelo também foi construído na numeração 29, 30 e 31. “Temos a felicidade de termos essa parceria com a Feevale, integrando forças entre empresa privada e Universidade. Assim, o conhecimento acadêmico é levado para dentro da empresa e a expertise empresarial é levada para dentro da Universidade. Especialmente neste projeto, o enfoque social foi o que se destacou, pois fazer algo em prol do outro é nossa maior satisfação”, acrescentou.
A seleção dos contemplados com os calçados foi feita pela própria equipe diretiva da escola, levando em conta a necessidade dos alunos. “Estamos inseridos em uma realidade onde temos alunos que não vêm para a escola por não ter um par de calçados. Por isso, apontamos aqueles com maior necessidade para, neste momento, receber essa doação que, para nós é algo gratificante”, informou Denira Liesenfeld, diretora da escola.
A parceria conta, também, com a participação do professor Luiz Carlos Robinson, líder do projeto de pesquisa Desenvolvimento de novos materiais com a reciclagem de resíduos industriais. Resíduos termoplásticos e têxteis da produção calçadista da Arezzo&Co foram utilizados para a fabricação do solado do calçado. Para conhecer mais sobre a Universidade Feevale e seus cursos, acesse www.feevale.br. Sobre a Arezzo&Co, acesse www.arezzoco.com.br. (Fonte: Imprensa Feevale)

Nenhum comentário:

Postar um comentário