Páginas

terça-feira, 30 de maio de 2017

Campo Bom passa a contar com mais uma unidade do CRAS

Foto: Fernanda Hescher
A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), está implantando uma segunda unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na cidade. O novo posto, que está localizado junto ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sady Arnildo Schmidt (localizado na Rua Limeira, 315, bairro Operária), entrou em atividade nesta segunda-feira, 29. O novo espaço irá contemplar cerca de 500 moradores da região com o atendimento para os beneficiários dos programas e ações assistenciais promovidos pela Prefeitura.
O prefeito Luciano Orsi destaca que o local servirá para inúmeros serviços a comunidade que se somam aos oferecidos pelo CEU. “Este novo CRAS é fruto de um grande esforço da Administração Municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Os programas de transferência de renda são importantes, mas queremos que as famílias tenham condições de gerar a própria renda, fortaleçam seus vínculos familiares e com a comunidade para melhorar também a autoestima e o sentimento de cidadania”, define Orsi.
Segundo o titular da Sedsh, Eduardo Assmann, o espaço foi adequado segundo as normas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDSA) e a Prefeitura recebeu na última semana o aval do Governo do Estado para a implantação do Cras no CEU. “Nossa ideia é implantar unidades do Cras territorialmente na cidade para descentralizar o atendimento, em espaços que contemplem múltiplos serviços para a comunidade, em especial para os jovens”, destaca Assmann.
A nova unidade irá atender moradores da região da Grande Operária, Sempre Unidos, Celeste, Imigrante Sul, Bela Vista e Porto Blos. O espaço conta com assistente social, psicólogo, educador social, administrativo e cadastrador que trabalham visando promover a emancipação social das famílias, devolvendo a cidadania para cada um de seus membros. O Cras do CEU atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com o telefone de contato 3597 4791.
Como funciona o Cras
O Cras é uma unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município e é a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica. Um local onde o indivíduo passa por um estudo social, com a avaliação de assistentes sociais, que determinam as necessidades e possibilidades de auxilio disponíveis. Entre as ações do Cras estão o Transporte Social para pacientes se consultarem em outras cidades, como Porto Alegre, e também a entrega de cestas básicas.
O Cras trabalha na perspectiva da prevenção e minimização e superação das desigualdades sociais, promovendo a inclusão social destas pessoas, com serviços que funcionam por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços. O Cras Unidade Centro atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 18h30, na rua Santa Terezinha, 82, Centro, telefone  3597 9147.(Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário