Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2017

1º Dia D de Adoção de Cães Adultos

Foto: Fernanda Hescher
Foi paixão à primeira vista. A pequena Camila Grazieli Ramos, de 5 anos, não queria desgrudar da Drica, uma cachorrinha de patas brancas muito querida, de um ano de idade. Drica, assim como muitos de seus amigos cachorrinhos, participaram ontem, 24, do 1º Dia D de Adoção de Cães Adultos, que aconteceu no Largo Irmãos Vetter, durante a tarde. O evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), procurou ajudar vários cães adultos que estão em lares temporários a acharem uma casa definitiva.
No caso de Drica, a adoção não foi possível pois, segundo a mãe de Camila, a empresária Janaína Ramos, 44 anos, a família já possui três cães, sendo dois deles adotados. “Se pudéssemos levaríamos a Drica com a gente, mas sabemos a importância de fazer a adoção consciente e no momento não temos espaço físico para mais um cão. Por experiência própria sei da satisfação que é adotar um cachorro e incentivo que todos tenham este ato de amor”, afirma Janaína.
Segundo o titular da Sema, João Flávio, a ação, que deve se repetir mais vezes é importante que as pessoas saibam as vantagens de adotar um animal na fase adulta. “Geralmente as pessoas estão interessadas em adotar filhotes, mas animais adultos têm características que trazem vantagens para quem adota: já são socializados, tem tamanho e temperamento definido, além disso são muito gratos por terem sido adotados e após adquirir confiança retribuem com muito amor. Além disso, filhotes demandam muita atenção, são mais suscetíveis a doenças, podem crescer muito mais do que a pessoa esperava”, explica Flávio.
Quem quiser adotar um dos cachorrinhos pode conferir a foto de alguns deles na galeria do face (https://www.facebook.com/prefeituradecampobom/posts/1553045904737688) ou entrar em contato com a Sema pelo telefone 3598 8600, ramal 8643.
Confira algumas vantagens de adotar um animal na fase adulta:
• A fase de crescimento do cão já passou, sendo assim, seu tamanho está definido. É possível saber se a casa terá espaço suficiente para abrigá-lo;
• As características de temperamento são mais determinadas e fáceis de serem observadas, quando comparadas a um filhote. Ele pode ser medroso e tímido, alegre e brincalhão, ou sério e reservado. Mas, no contexto geral, você saberá que tipo de cão está levando para casa, e por consequência, quais serão as reais necessidades em relação ao espaço, atenção, exercícios e brincadeiras;
• Em canis, todos os esforços são feitos para que todos os filhotes sobrevivam e cresçam de maneira saudável. Nas ruas, os cães passam por diversos tipos de privações, além de doenças, e apenas os mais fortes, resistentes e espertos conseguem sobreviver. Por isso, no geral, o animal adotado, que passou por tudo isso, tende a ser mais resistente a algumas doenças;
• O animal adulto também pode ser adestrado, moldando alguns comportamentos de acordo com a nova realidade do pet. A educação deve fazer parte da vida inteira do cão. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário