Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Vendas de Natal no varejo gaúcho em 2016 foram semelhantes ao registrado no ano passado

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul - FCDL-RS estima que as vendas do varejo gaúcho no Natal 2016 tenham fechado em patamares similares aos registrados em 2015. No Brasil é esperada uma queda de 3% na comparação entre os dois períodos.
Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch (foto), mais do que a recessão econômica vivida no país, o resultado é fruto das compras antecipadas para o Natal ocorridas durante a Black Friday, no final de novembro, que registrou, no comércio eletrônico, alta de 17%, e, nas lojas físicas, que aderiram com mais força ao evento em 2016, um incremento de 20% nas vendas.
“Acreditamos que as lojas que souberam fazer o planejamento de vendas adequado à atual realidade da economia brasileira devem ter terminado o período das vendas natalinas com estoques menores do que nos últimos dois anos. Ainda assim, é possível que ocorram algumas liquidações nas próximas semanas, mais em função da baixa sazonal do movimento do comércio do que por frustrações de vendas em dezembro”, fala Vitor Augusto Koch.
O dirigente lembra, também, que como uma parte das pessoas que receberam presente no Natal deve ir até as lojas para trocar mercadorias, especialmente roupas com tamanho errado, existe uma oportunidade dos lojistas lançarem mão de promoções que gerem mais vendas. Além do vestuário, é provável que brinquedos, eletroeletrônicos e produtos da linha branca ganhem estratégia de liquidações no final de 2016 e início de 2017.
Sobre a perspectiva mais animadora de vendas no Rio Grande do Sul em relação a média nacional, o presidente da FCDL-RS enfatiza que o estado teve uma melhoria importante no número de empregos formais em outubro deste ano, quando foram gerados 2.386 novos postos de trabalho, enquanto no país houve queda de 74 mil vagas formais. Isso acabou melhorando o poder de consumo dos gaúchos, trazendo um reflexo positivo nas vendas natalinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário