Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Governador autoriza reinício das obras da ponte na Avenida dos Municípios

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini
Uma solenidade no Palácio Piratini nesta quarta-feira (30), com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, marcou o reinício das obras da ponte sobre o Arroio Pampa, na Avenida dos Municípios. A ponte é importante para região do Vale do Sinos, porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-239.
Parada desde 2014, a tão esperada ponte teve as obras retomadas por determinação do governo do Estado. Para Sartori, a ponte vai favorecer a infraestrutura da região, dar qualidade de vida aos moradores e evitar as invasões e depósitos de lixo na rodovia, além de ajudar no escoamento da produção calçadista, gerando mais desenvolvimento. Segundo o governador, a iniciativa ainda representa uma melhoria significativa para os moradores da Região Metropolitana. "O governo está fazendo o possível para que o Rio Grande volte a crescer e tenha mais investimentos. Queremos um Estado melhor e com serviços de qualidade. Para isso, precisamos do apoio de todos", ressalta.
"Este é o início do fim de uma grande novela. Esta ponte e a demora de mais de 25 anos para ser concluída é a prova da ineficiência pública. Foram inúmeras audiências públicas na Assembleia Legislativa, audiências em secretarias de Estado e reuniões nos últimos anos em busca de uma solução", comemorou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker. "Muitos só vão acreditar na conclusão quando passarem com os seus carros sobre a ponte, mas tenho certeza de que este governo terminará a obra", acrescentou. Ele lembrou que foram feitas várias reuniões com o Daer e a AES Sul para que os postes próximos ao local das obras fossem retirados para liberar os serviços.
Após intenso trabalho da Secretaria dos Transportes (ST) junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foi possível encaminhar a solução de todos os entraves que impediam o início das obras, como questões de desapropriação e deslocamentos de rede elétrica, além da necessidade de ajustes essenciais no projeto.
"É uma alternativa de mobilidade urbana em uma região que liga dois municípios importantíssimos, uma obra parada há anos por vários problemas burocráticos e judiciais que foram resolvidos. Era uma reivindicação antiga da comunidade, a falta da ponte inviabilizava uma avenida construída, focamos e resolvemos esse gargalo por determinação do Sartori e deputados da base", afirmou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.
Conforme o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a empresa contratada para o trabalho, EPT Engenharia e Pesquisas Ltda, tem plenas condições para montar o canteiro de obras e iniciar os serviços de execução das fundações, primeira etapa da construção da ponte.
Serão 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões, do Tesouro do Estado. As obras estão previstas para terminar em 360 dias. (Fonte: Governo do RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário