Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Feevale Techpark encerra o ano com 50 empresas instaladas

Na contramão da crise econômica e política do Brasil, o Parque Tecnológico da Feevale comemora um 2016 de muita produtividade

Atingindo sua meta para este ano, o Feevale Techpark finaliza 2016 com 50 empresas instaladas, entre residentes, lotes e incubadas na Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale. Apesar de ter sido um ano de retração na economia de todo o país, no Parque o balanço é bastante positivo. Além de alcançar o número de empresas projetado, neste ano, pela primeira vez, o Feevale Techpark ficou entre os três melhores parques do país, de acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Anprotec, firmou acordo de cooperação com outros dois parques com vistas para a internacionalização, promoveu novos programas e ações de fomento ao empreendedorismo e à inovação, entre tantos outros feitos.
“Embora estejamos, de modo geral no Brasil, em um ano de crise política e recessão econômica, para o Feevale Techpark foi um ano muito especial. Se lembrarmos do início de 2015, eram 24 empresas, então vamos mais que dobrar esse número em menos de dois anos. São empresas que trabalham com tecnologia, inovação, que têm capital humano qualificado, que têm visão diferenciada”, aponta Cleber Prodanov, pró-reitor de Inovação da Universidade Feevale.
A integração com o poder público e com o setor privado também foi um ponto que evolui de forma positiva para o Parque Tecnológico da Universidade Feevale. “Temos procurado captar recursos com os governos Federal, Estadual e, também, na esfera municipal, pelas prefeituras de Campo Bom e Novo Hamburgo. Tivemos bons retornos, bons editais e vamos encerrar o ano com mais de R$ 3,4 milhões em projetos só no Feevale Techpark. Então, são recursos muito significativos que foram injetados no Parque, o que repercute no apoio às empresas, no apoio aos acadêmicos, no apoio à própria universidade”, explica Prodanov.
Em 2016, a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark, assinou acordo de cooperação com o Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinose com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em um momento de integração entre universidades entre parques tecnológicos. “Os três parques já estão em um estágio mais avançado de consolidação no estado, estão em uma região metropolitana e têm muito mais a complementar um ao outro do que a competir. Por isso, resolvemos unir nossas forças, principalmente em programas para internacionalizar nossas empresas, trazer investimentos do exterior, participar de programas, práticas e missões conjuntas, o que tem dado um apoio muito importante para nossas empresas, além de promover uma visibilidade nacional e internacional muito grande”, complementa.
Em 2016, o Feevale Techpark consolidou programas já existentes, como o Pílulas da Inovação, que promove a capacitação para o empreendedorismo e a inovação, e lançou novas propostas. De acordo com o titular da Proin, ele é um grande ambiente de inovação que deve dialogar com a Universidade, com os acadêmicos, com os professores, com o ensino, com a pesquisa, com a extensão e, também, com a sociedade, se consolidando como uma verdadeira porta de entrada de negócios para a Universidade. “Sendo assim, de nada adianta apenas trazermos empresas, ou fazê-las empresas crescerem. É preciso promover o empreendedorismo e inovação. É o que fazemos por meio de alguns programas. Por exemplo, com o Pílulas da Inovação capacitamos mais de mil pessoas em 35 cursos. Em 2016 lançamos o Parceiros de Negócios, por meio do qual empresas do Parque ou de fora dele podem ser nossas parceiras, oferecendo suas soluções”, detalha. Prodanov explica que os programas desenvolvidos aproximam o Parque Tecnológico da sociedade e humanizam essa relação, pois ratificam o viés de desenvolver o empreendedorismo, a inovação e trabalhar com a nova geração essa perspectiva.
A Universidade Feevale sediou, em 2016, a segunda edição do Startup Weekend, parte da estratégia de desenvolver o empreendedorismo e a inovação. “A proposta desse evento é reunir, em um fim de semana 125 pessoas, em uma imersão para que trabalhem intensivamente a fim de montar o seu negócio. Trabalhamos uma metodologia, desenvolvemos a ideia, fazemos a integração, o network das pessoas, o contato desses empreendedores com outros empreendedores, com investidores, com mentores, e no final de 54 horas, premiamos as melhores ideias, as que estão melhor organizadas”, aponta o pró-reitor. A proposta do evento é trabalhar uma metodologia para que os participantes saibam que montar um negócio pode ser interessante, pode ser criativo. “Isso faz parte da nossa estratégia de motivar e é uma experiência pra vida, já que quem participa leva isso pro seu ambiente de trabalho, pra sua universidade e contagia. Por isso, que a cada edição o evento vem crescendo, e no ano que vem já estamos pensando em fazer algo melhor ainda, diferente”, relata.
 “Tendo em vista que 2016 foi um ano excepcional para o Feevale Techpark, o que esperamos para 2017 é a consolidação dos nossos programas, a continuidade do crescimento do Parque e, principalmente, a consolidação do Câmpus III da Feevale, em Campo Bom, fazendo com que Parque e Universidade dialoguem ainda mais. Especialmente em Novo Hamburgo, é a consolidação do nosso hub de inovação, que vai trazer para dentro da Universidade as empresas que hoje estão fora. Então vai ser um ano de muito esforço para que possamos financiar essa ação”, finaliza Prodanov.

Em maio de 2015, o então Parque Tecnológico do Vale do Sinos – Valetec passou por um reposicionamento de marca, assumindo o nome de Feevale Techpark, ficando mais conectado à Universidade Feevale e ao sistema produtivo regional. Tais mudanças integram um projeto que teve início em 2014, quando a Universidade assumiu integralmente o Parque, e com a criação, em janeiro de 2015, da Pró-reitoria de Inovação - Proin. Essa passou a responder por questões que envolvem inovação e transferência de tecnologia no âmbito institucional, bem como pela articulação entre universidade e empresa. Toda essa mudança estratégica fez com que o Parque atraísse mais empreendimentos, saltando de 20, no início de 2015, para 49 empresas atualmente instaladas. Recentemente, foi inaugurado o Condomínio Empresarial Feevale Techpark 3, com espaço para mais 25 novos empreendimentos. Além disso, já foi iniciado o processo de implantação do Câmpus III da Universidade Feevale junto ao Parque, onde funcionarão cursos como Medicina Veterinária e Engenharia Biomédica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário