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quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Feira italiana deve gerar mais de US$ 43 milhões para calçadistas brasileiros

A participação de 63 marcas verde-amarelas na 82ª theMicam, feira que aconteceu entre os dias 3 e 6 se setembro, em Milão, na Itália, deve gerar mais de US$ 43 milhões em exportações de calçados para o Brasil, número 23% maior do que o registrado no ano passado. A participação na maior feira do setor em nível mundial foi proporcionada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, in loco, foram vendidos mais de 762,5 mil pares de calçados, o que gerou US$ 11,3 milhões. Para os próximos meses, os negócios alinhavados durante o evento devem gerar a venda de mais 2,8 milhões de pares, gerando outros US$ 32,4 milhões para as marcas participantes. “Foi um evento satisfatório, com um clima bom, de confiança. As empresas brasileiras estão cada vez mais preparadas para atender as necessidades do mercado internacional, entendo que a exportação é uma estratégia de longo prazo e não pode ser encarada como algo pontual”, avalia, ressaltando a importância da participação de três novas marcas na mostra internacional. “Essas deverão ter mais paciência, pois a inserção internacional é algo que deve ser trabalhado. Elas vão ser conhecidas e reconhecidas internacionalmente pela continuidade”, acrescenta.
Participando da feira há mais de dez anos, a Werner colheu resultados que foram plantados anos atrás, quando a marca passou a ser conhecida na principal mostra internacional do segmento calçadista “Registramos um movimento intenso, com grande procura pelos nossos produtos. Usualmente as coleções brasileiras de verão – as lançadas na theMicam – atraem mais os compradores, mas tivemos resultados mais efetivos do que na feira de setembro passado”, comemora Leonardo Sauter, representante da marca no mercado internacional.
Outra empresa que colhe os frutos da continuidade das apresentações na theMicam é a Anatomic & Co. A marca de calçados masculinos colheu resultados 40% superiores aos registros do ano passado. “Acredito que o sucesso é fruto da maturidade da marca nesse mercado. Alcançamos uma visitação bastante expressiva, mesmo com toda a instabilidade não somente da econômica brasileira, mas internacional”, comenta, em referência ao cenário nacional e também às turbulências internacionais provocadas pelo Brexit e pelas eleições norte-americanas.

Participaram da theMicam com o Brazilian Footwear as marcas Anatomic & Co, Boaonda, Carrano, Cecconello, Democrata, Kildare, Madeira Brasil, Verofatto, Sapatoterapia, Werner, Vizzano, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Modare Ultraconforto, Sollu, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Cartago, Tabita, Paolo Sesto, Capelli Rossi, Usaflex, Stéphanie Classic, Andacco, Freeway, Itapuã, New Face, Itsandal, Piccadilly, Lilybi, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Radamés, Kontatto, Pegada, Toni Salloum, Francajel, Frattina, Suzana Santos, Renata Mello, Bibi, Ferracini 24h, Tanara Brasil, Kolosh Brasil, Via Scarpa, Scarpinha, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Ala, Zatz, Amazonas, Cravo & Canela, Lia Line, Crysalis, Valentina, Guilhermina, Raphaella Booz, Luz da Lua e Cristófoli. (Fonte: Abicalçados)

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